quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Brasil é 73º em ranking de percepção da corrupção no mundo

Após três anos de ascensão contínua, o Brasil despencou quatro posições no ranking da Transparência Internacional, entidade que mede a percepção de corrupção em 183 nações. 

Em 2010, o país ocupava a 69ª posição e este ano aparece em 73º lugar, atrás de países africanos como Gana, Namíbia, Botsuana e Ruanda. 

Na América do Sul, está muito atrás do Chile (22º) e do Uruguai (25º). A mudança de posição no ranking, porém, não representa um aumento da percepção de corrupção no país, mas pode ser explicada pela entrada de novos países na lista, como Santa Lúcia, Bahamas e São Vicente e Granadinas, que aparecem na frente do Brasil. 

O ranking é liderado pela Nova Zelândia, seguida de Dinamarca e Finlândia. No final da lista estão empatados Somália e Coreia do Norte, que aparece pela primeira vez no estudo. 

Para a Transparência Internacional, a situação do mundo é preocupante, já que dos 183 países analisados, 134 foram reprovados. Informações do jornal Folha de São Paulo.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Novo Espaço da Cantoria em Guarulhos!

Não percam! uma Grande Cantoria que será realizada na inauguração da Casa do Norte Triunfo II.



O Novo Espaço da Cantoria em Guarulhos!


Com os poetas: Sebastião da Silva & Moacir Laurentino
Dia: 03/12/2011 a partir das 20:00 horas
Endereço: Rua Santarem Novo, 32 - 
Bairro: Cidade Soberana Guarulhos - SP
Organização: Antonio Dantas e Vital
Informações: 8528-4716- 9247-5442

sábado, 5 de novembro de 2011

Prefeitura comemora em grande estilo mais uma inauguração em Guarulhos

Um bom prefeito se antecipa aos problemas da cidade, e não permite que uma UTI infantil morra 14 crianças para que seja feita uma reformada.



Mais uma mega inauguração em Guarulhos, agora para inaugurar o terminal urbano de ônibus nos pimentas, que teve um custo de R$ 12 Milhões. No dia da inauguração, muita festa e shows grátis para a população. 

Comentário: Muita hipocrisia por parte do governo municipal, enquanto ainda choramos pelas mortes das 14 crianças que morreram em maio no Hospital Municipal da Criança em Guarulhos, a prefeitura comemora com mais um mega show, quando deveria estar de luto. 

Sempre que morre uma autoridade na cidade é decretado três dias de luto oficial pelo poder publico municipal, não vi se quer uma boa explicação que convencesse a população, por parte do prefeito Sebastião Almeida ou pelo secretário da saúde Carlos Derman. 

O que não pode Acontecer é 14 mortes em uma UTI infantil ficar sem uma excelente explicação, e que isto nunca mais volte a acontecer em nossa cidade.

Por: Mariano Junior

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PT, uma máquina de desperdícios

Deu na Globo. Rodoviária que custou R$ 19 milhões, em Guarulhos, não atende as necessidades da população. A reportagem, que foi ao ar nesta semana no SPTV, demonstrou como a administração do PT gasta mal o dinheiro público e, depois, finge que o problema não é deles. Inaugurada oficialmente em 8 de dezembro de 2010, o terminal que custou um absurdo e usou dinheiro que veio do Ministério do Turismo, entrou em operação somente em junho, com a promessa de ligar o município ao resto do país.

Porém, como tudo que faz, a administração só se preocupou em gastar o dinheiro do povo sem dimensionar a necessidade da obra e muito menos sua viabilidade. Agora, diante do natural naufrágio de um empreendimento levantado sem qualquer planejamento, a versão da Prefeitura é que a rodoviária foi terceirizada e o problema passou a ser da empresa que a administra. Ora, foram R$ 19 milhões de dinheiro público para o ralo mais uma vez.

Assim como ocorreu com o Viaduto Cidade de Guarulhos, que consumiu mais de R$ 90 milhões e não resolveu o problema de acesso à região central, de novo o governo do PT torra dinheiro, numa demonstração de que eles não sabem direcionar as verbas públicas para resolver os verdadeiros problemas da população. Não há dúvidas de que Guarulhos precisava de uma rodoviária. Porém, primeiro de tudo era necessário um amplo estudo de viabilidade, para implantá-la numa região em que servisse a maior parte da população.

Talvez, se fosse implantada na região dos Pimentas, por exemplo, onde vivem cerca de 400 mil guarulhenses, o terminal rodoviário poderia ser muito mais útil. Hoje, a dificuldade para aquela população se deslocar até o Cecap é quase a mesma que tem para chegar até os terminais do Tietê ou Barra Funda, na capital, locais que oferecem um número maior de horários e opções de destinos.

Em segundo lugar, era necessário verificar junto às empresas de ônibus a viabilidade comercial para a implantação de linhas entre Guarulhos e outras cidades do país. E não o contrário, como foi feito e defendido pelo prefeito. Agora, o estrago está feito. O elefante branco – mais um – está lá, triunfando como mais um monumento que realça o desrespeito dessa administração com o dinheiro da população. Isso ocorre por um motivo muito simples. Eles não são do ramo. Acham que as verbas vêm fácil e podem ser gastas de forma irresponsável. O que importa é fazer festa de inauguração, paga também com verbas públicas.



Carlos Roberto de Campos

Empresário, deputado federal e presidente do Diretório Municipal do PSDB, escreve às sextas-feiras.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jornalistas são barrados em homenagem a Delúbio Soares em Guarulhos

No dia 04 de Outubro, no Teatro Adamastor Guarulhos na grande São Paulo, Jornalistas foram proibidos pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) de acompanhar um ato de desagravo ao ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, réu no processo do Mensalão. O político foi homenageado antes da abertura da 13ª plenária nacional da entidade, com a presença de sindicalistas de todo o país.

A central, que é ligada ao PT, barrou a entrada de repórteres e expulsou a equipe da Folha de S.Paulo, que estava credenciada para acompanhar o evento. A CUT não explicou o motivo da proibição.

Se for condenado, Delúbio pode cumprir até 111 anos de prisão por, supostamente, ser o operador do Mensalão. Ele aproveitou para lançar um CD e um livreto com sua defesa no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com informações da agência Jornal Floripa.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

No plenário Carlos Roberto cobra apoio do Governo Federal para Guarulhos

Na tarde desta quarta-feira, 26 de outubro, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) cobrou do Governo Federal mais atenção a Guarulhos. Em discurso na tribuna da Câmara Federal, o parlamentar também lamentou a falta de valorização da cidade pela atual administração municipal e pelas anteriores.

“Nossa cidade abriga o maior aeroporto internacional da América Latina e não temos sequer uma placa indicativa. Espero que as obras de manutenção e ampliação do aeroporto sejam permanentes e não apenas por conta do calendário esportivo”, disse o deputado. “Com todas as características populacionais, econômicas e geográficas, Guarulhos não possui arena esportiva, tampouco um centro de exposições transitórias e permanentes”, acrescentou.

Em contrapartida, Carlos Roberto agradeceu a atenção que o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem dado a cidade. “Fizemos uma linda campanha em 2008 e 2010. E agora estamos caminhando juntos novamente. O governador tem nos prestigiado muito, levando recursos e apoio para o município”, lembrou.

O deputado também lembrou que parte de sua atividade parlamentar tem sido pautada em discussões sobre a Legislação Trabalhista Brasileira. De acordo com o parlamentar, o atraso do Brasil nesse aspecto implica na geração de emprego e renda. “Por conta de minha atividade empresarial, tive a oportunidade de conhecer a legislação de diversos países da Europa e dos Estados Unidos e vejo que o nosso País tem muito que avançar. Fala-se muito em direitos mas se esquecem dos deveres. Essa discussão deve ser ampla, assim como a política moderna. A política tem de ser “pluri”, prevalecendo sempre a opinião da maioria”, finalizou Carlos Roberto.

Durante seu discurso, que teve duração de 25 minutos, o tucano recebeu apoios e congratulações de seus colegas de bancada Domingos Sávio (PSDB-MG) e Vanderlei Macris (PSDB-SP). “Faço questão de parabenizá-lo pela contribuição que o deputado tem dado ao nosso País. É um orgulho dividir a bancada com um parlamentar visionário e competente”, disse Macris.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PSDB ganhou três vereadores e perdeu apenas um ficando com cinco parlamentares no Legislativo.

Após o troca-troca de cadeiras na Câmara Municipal, finalizado na última sexta-feira, o Partido Verde teve a maior perda nas cadeiras do Legislativo, enquanto o PSDB foi o que mais atraiu gente nova, pulando de três para cinco. Foram três parlamentares que trocaram o verde por novas legendas, sendo eles: Eduardo Soltur (PSD), Paulo Sérgio (PR) e Silvana Mesquita (PMDB). Agora o PV possui apenas uma cadeira no Legislativo, ocupada pelo vereador Guti, que antes pertencia ao PMDB.

Já o DEM foi o segundo partido que mais ganhou novos adeptos, depois do PSDB, recebendo Alan Neto, que saiu do PSC, e Paulo Roberto Cechinatto que veio do PP. Já os partidos PSL, PSDB, PTN, PSDC e PR perderam apenas um vereador, respectivamente, Eduardo Carneiro (PSDB), Eduardo Kamei (PTB), José Mário (PSDB), Vitor da Farmácia (PSDB) e Wagner Freitas (PP).

Há a possibilidade do vereador Eraldo Souza não concorrer às próximas eleições, por motivos de saúde.

Caso isso ocorra, existe a iniciativa de Vera Lúcia, irmã do parlamentar, concorrer no lugar dele. No entanto, a informação não foi confirmada pelo vereador que novamente não atendeu a reportagem.

As transferências foram realizadas visando um maior espaço político ou uma menor concorrência que garanta a reeleição. Com a nova disposição, a oposição se concentrou em apenas quatro partidos: PSDB, PV, PPS e DEM, permanecendo os demais como situação.

Troca-troca de partidos em Guarulhos














PT exalta o dólar na cueca

Carlos Roberto de Campos         

Além de governar para o partido, o PT ainda se apropria do que é do povo. O PT passou dos limites ao usar o Teatro Adamastor, construído com dinheiro da população, para promover um evento totalmente partidário, nesta semana, conforme divulgou grande parte da mídia brasileira. Com o consentimento do prefeito Sebastião Almeida, que foi até o local para abraçar o velho companheiro Delúbio Soares, que recebeu homenagens incabíveis da Central Única dos Trabalhadores, o braço sindical da companheirada.

Não é possível aceitar que um espaço público, que o guarulhense paga toda vez que precisa usá-lo tenha sido cedido a uma entidade sindical, para um ato de desagravo a Delúbio Soares.

Para quem não se lembra, o ex-tesoureiro do PT foi expulso da legenda em 2005 pelo envolvimento no mensalão. Ele faz parte da turma flagrada com dólar na cueca. É réu nesse processo e responde pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Pelo que dá para notar, o prefeito anda cercado por pessoas sem escrúpulos.

O PT, que tem como uma de suas principais características acreditar que o estado lhe pertence, vira e mexe escorrega e deixa claro à sociedade como se apropria dos bens públicos a seu bel prazer. Não tem cabimento utilizar um centro de educação municipal para promover atividades do partido. Isso é um ultraje. Um grande desrespeito à população e demonstra – mais uma vez – que o PT governa para o PT e não para a sociedade.

Além de toda essa esculhambação com a ordem pública, eles acham que podem manipular a opinião pública, tentando esconder o que está escancarado. Tanto que a organização do evento, numa ação truculenta e digna de quem não sabe lidar com a democracia, tentou proibir a entrada de fotógrafos e jornalistas.

Ao colocar Delúbio Soares em um altar, Almeida se iguala ao que tem de pior na política brasileira. Diz a todos que comunga com a prática do mensalão, que considera normal a prática de desmandos e que o povo não merece respeito. Não é de se estranhar isso tudo partir de um prefeito, que foi responsável por todo o esquema de desvios no caso Água e Vida, a versão guarulhense do dólar na cueca.

Carlos Roberto de Campos

Empresário, deputado federal e presidente do Diretório Municipal do PSDB, escreve às sextas-feiras.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Parlamentares não perceberam que sessão já estava na Ordem do Dia e deram votos contrários.

Os vereadores rejeitaram o projeto da Prefeitura que institui a desafetação e alienação de bem público remanescente de desapropriação, resultante da obra de alargamento da avenida Paulo Faccini, identificado como parte do lote 19 da quadra G, no Jardim Barbosa. A proposta precisava de 23 votos favoráveis, contudo só obteve 19. Isso aconteceu porque a maior parte dos parlamentares não percebeu que o presidente do Legislativo, Eduardo Soltur (PV), já tinha deliberado todos os itens da pauta do Grande Expediente e já estava na votação da Ordem do Dia, cujo primeiro projeto era do Executivo.

Alguns parlamentares tentaram justificar o voto, como o petista José Luiz que afirmou no momento estar discutindo outro projeto com o seu colega de partido Edmilson Souza, alegando equívoco na votação e reforçando que o Executivo deverá reenviar a proposta à Câmara. Entretanto, outros vereadores ocuparam a tribuna para afirmar que certos projetos oriundos do Executivo necessitam de uma explicação maior antes da votação, pois ninguém sabia ao certo a qual localidade se referia o projeto em questão.

"Esses projetos são importantes para a cidade, porém ninguém sabe de nada e vota sem saber do que se trata", afirmou o vereador Vitor da Farmácia (PSDB) que ressaltou que deveriam permitir que o vereador Paulo Sérgio fizesse uma pequena explanação antes das votações dos projetos do Executivo para que eles fiquem claros aos parlamentares.

Fonte:guarulhosweb.com.br

População reclama da demora nos atendimentos na única unidade básica da região.

Marianna Falcão - Foto: Sílvio Cesar.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Carmela, em Bonsucesso, não suporta a demanda do bairro e realiza atendimentos com morosidade. Os pacientes que recorrem aos serviços de saúde da unidade estão insatisfeitos com a demora para poder passar em consulta e para retirar encaminhamentos.

A dona de casa Ana Cláudia Santos Gomes, 30 anos, precisou esperar mais de duas horas para conseguir um encaminhamento para o marido dela, que tem necessidade com urgência de passar na especialidade de ortopedia.

Além da longa espera, Ana Cláudia precisou ficar de pé do lado de fora da UBS da Vila Carmela, porque estava acompanhada do filho de colo, que ainda apresentava as feridinhas da catapora. "Na recepção me informaram que eu teria que aguardar a ordem das senhas da mesma forma como as outras pessoas. Mesmo estando com uma criança com catapora não tive preferência para ser atendida".

O projetista de máquina, Ilo Carneiro de Arcanjo, 65 anos, salienta que os idosos passam por constrangimento na hora de serem atendidos. "Deveria existir atendimento eletrônico com prioridade aos idosos". Além disso, Arcanjo também desabafa que por falta de outras unidades de Saúde os moradores dos demais bairros como o Bambi, Álamo, Bonsucesso e Água Azul também são obrigados a recorrer à UBS da Vila Carmela, o que aumenta ainda mais a demora no atendimento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a UBS conta com três pediatras, três ginecologistas, três cirurgiões dentistas e um clínico geral. Atende em média 300 pessoas por dia e, na próxima semana, já deve criar um balcão de informações e de atendimento exclusivo para os idosos.

A pasta também esclarece que nenhum paciente fica sem assistência, sendo que os casos mais graves são atendidos com prioridade. Para ampliar o atendimento na região, já existe projeto e terreno para a implantação de mais uma UBS na Vila Nova Bonsucesso No momento, a Secretaria aguarda a autorização da Caixa Econômica Federal para iniciar as obras.

Fonte:guarulhosweb.com.br

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Prefeitura paralisa distribuição de dinheiro a moradores da Pallets

Total de repasses para famílias pode chegar a meio milhão de reais.
A prefeitura paralisou nesta terça-feira a distribuição da quantia de R$ 1.500,00 para o restante das famílias desabrigadas na favela dos Pallets. A Defesa Civil do Município está trabalhando com uma estimativa de cerca de 300 famílias, que ocupavam a área da favela, contudo cada barraco vai receber somente o valor equivalente a uma indenização, independente se no local havia mais de uma família. Desta forma, serão destinados um total de R$ 450.000,00.

A vendedora, Kátia Dutra Rodrigues, 32 anos, acompanhada da filha - que nasceu um dia depois do episódio do incêndio na favela - ficou cerca de duas horas para conseguir retirar a indenização de R$ 1.500,00, mas acabou indo embora sem o dinheiro, porque o responsável pelo jurídico não fez a liberação da verba. "Faço parte das famílias que perderam tudo por causa do fogo. No momento estou na casa da minha mãe, mas desde segunda-feira estou tentando receber a indenização sem sucesso".

Com a senha número 105 fornecida pela Defesa Civil, o ajudante geral, Paulo Henrique da Silva, 22 anos, não conseguiu retirar o dinheiro em espécie na segunda-feira. Voltou ontem de manhã à favela para retirar sua quantia, mas recebeu a informação de que a Defesa Civil entraria em contato com ele na próxima segunda-feira. "Como fico até a semana que vem? Se só tenho meus documentos e a roupa do corpo".

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Victor Novaes, a verba destinada aos moradores da favela dos Pallets vem do Fundo Municipal de Habitação, no entanto a prefeitura declara que os recursos foram captados junto a empresas que colaboraram espontaneamente.

Em resposta aos diversos questionamentos, a Prefeitura de Guarulhos informou apenas que a prática de indenizar barracos demolidos é comum e utilizada por diversos municípios como a Capital.

No entanto, a prefeitura deixou de responder as seguintes questões: Qual o número exato de moradores que habitavam a favela? Qual o total de dinheiro que está sendo empenhado para indenização dos moradores? Quantas pessoas já foram beneficiadas com o valor de R$ 1.500,00? Que tipo de controle a prefeitura possui para distribuir a verba? E se há um cadastro com o nome de todos os moradores da favela?

Carlos Roberto defende regras para funcionamento de sites de compras coletivas

O funcionamento dos sites de compras coletivas foi tema de debate realizado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara. O deputado Carlos Roberto (SP), relator do projeto de lei que estabelece regras para esse tipo de venda na internet, defendeu a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o seu aperfeiçoamento. O tucano foi um dos autores do requerimento para realização da audiência.
O parlamentar explica que a discussão será útil para que sejam feitos ajustes na proposta, de autoria do deputado João Arruda (PMDB-PR). Carlos Roberto lembra que o advento das compras pela internet é novo, por isso não está previsto no CDC. Apesar disso, ressalta que as regras também se aplicam ao comércio on line. Segundo ele, é preciso que detalhes não previstos na legislação em vigor sejam observados e contemplados pela nova lei.
baixe aqui
“A preocupação do autor do texto é legítima e pontual, pois não podemos deixar que isso funcione de forma anárquica e até irresponsável, sem termos um marco regulatório. Essa audiência não encerra o assunto, ela começa o debate em torno do tema”, destacou.
O tucano afirmou que poderá apresentar um substitutivo à proposta de João Arruda, mas ainda terá que analisar as questões levantadas por empresários, organizações de defesa do consumidor e outros segmentos interessados em colaborar. “A discussão e a divergência valem para que cheguemos a uma convergência onde todos possam ser beneficiados”, ressaltou.
A princípio, o PL obriga as empresas a manterem serviço telefônico gratuito e de acordo com as normas de funcionamento dos call centers. Os estabelecimentos responsáveis pelos sites deverão possuir sede ou filial no Brasil e deverão informar seus dados, como o endereço, na página principal do site. A maior preocupação ainda é o amparo ao consumidor em caso de desistência ou impossibilidade de conclusão da compra.
Participaram da discussão representantes do Ministério da Justiça, Confederação Nacional do Comércio e outras entidades.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Beto Oliveira/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)